Professores

Somos Yogis com muitos anos de prática e formação em vários tipos de yoga. Em 2017 iniciamos o estudo de Iyengar Yoga caracterizado pelo alinhamento preciso e uso de materiais como cordas, cadeiras, etc., que gradualmente introduzimos nas nossas aulas.

 

 

Vairagya – é um termo sânscrito abordado num texto de 2.000 anos,  ‘Os Yoga Sutras de Patanjali’. Pode ser entendido como desapego ou libertarmo-nos de objetos, ideias ou conceitos supérfluos que nos condicionam, escravizam e nos impedem de viver uma vida plena e profundamente feliz.

 

 

J|o|ã|o||| G|e|n|i|a|L

Aka.: João Pedro Morais Silva

Trago para minhas aulas muitos anos de Prática, Formação e experiência em hatha yoga e yoga tântrico que comecei em 2002.

Em 2017 iniciei a pratica e o estudo de Iyengar Yoga.

As minhas aulas são muito influenciadas pelo estilo de Iyengar Yoga caracterizado pelo alinhamento preciso e o uso de materiais tais como cordas na parede, cadeira, bolsters, blocos, cobertores, cintos e outros.

Em conjunto com a minha companheira Sandra Pedro abrimos em 2019 o Vairagya Yoga Studio onde damos aulas e realizamos workshops.

Dos vários professores com quem aprendi destaco o professor e amigo Hugo Abecassis, com quem durante vários anos pratiquei e fiz várias formações extensivas, e também a professora Inês Forjaz, que foi a primeira professora Senior de Iyengar Yoga em Portugal. 

Sou praticante de yoga desde 2002. Comecei a dar aulas em 2014.

Paralelamente ao yoga tenho desenvolvido a pratica de Thai massagem e a Quiromassagem que me ajudam a compreender a fundo a anatomia do corpo e com isso complementar as minhas aulas de yoga

 

Sou Professor de Hata Yoga certificado pela Yoga Aliance Professionals UK.

Sandra Pedro

A preocupação pelo bem estar dos outros vem dos tempos de escola e por isso acabou por ser natural a escolha profissional pela enfermagem. Desde a formação de base o interesse pelas questões relacionadas com a gravidez e o parto pautaram as minhas escolhas.

 

A par do percurso de especialização em enfermagem de saúde materna e obstétrica, procurei abordar esta fase de uma perspetiva mais holística que aquela que é transmitida nas vias académicas.

 

Fiz mestrado em Psicologia da Gravidez e Parentalidade, formações no Porto com Nuria Vives (Anatomia e preparação para o Parto e períneo feminino) e com Anne Rosseti (preparação para o parto numa perspetiva psicoendocrinoneurofisiológica); Com Françoise Surveville (preparação para o parto na água), Miranda Clayton (Osteopatia pélvica na gravidez) e com a Birthligth Yoga, (abordagem à diástese dos retos abdominais), em Londres.
Participei também no Laboratório de Yoga para grávidas com Anne-Sobotta em Outubro de 2018.
Em Outubro de 2022 fiz o Workshop de Spinning Babies com Claire Eccleston em Oslo.

O aconselhamento em Amamentação (IFE) e a Massagem infantil (APMI) fizeram também parte das formações na área materno infantil.

 

Em paralelo cresceu também o interesse pelo Yoga que pratico desde os 16 anos, fazendo sentido em 2014 a formação de professores de Yoga Integral como primeira abordagem à via de ensino desta filosofia.
Em 2019 completei dois anos de formação com o professor Hugo Abecassis, no Abhyasa Yoga Center, onde lecionei a disciplina de fisiologia no Curso de Estudos Avançados de Yoga. Aí realizei 2 workshops terapêuticos (Abordagem aos Joelhos e Lombares) e workshop com o professor sénior Iyengar Stefano Lalo. Também com o professor sénior Iyengar Eyal Shifroni desta vez em Londres em Junho de 2018. Em 2018 e 2019 participei no programa de Mentor Ship com o professor sénior Iyengar Billy Konrad. Em Junho de 2019 participei no Workshop com a professora Márcia Monroe numa abordagem do yoga terapeutico à escoliose. Desde 2017 que a prática de Iyengar Yoga se tornou a minha escolha diária de eleição.

 

A Massagem Thai Yoga é outra das vertentes que tenho vindo a desenvolver, iniciando a aprendizagem com Marjorie Sá em formação de Thai massagem na gravidez e pós parto em 2010, que complementei em 2014, onde também se incluíram técnicas de rebozo na gravidez e pós parto; adicionei a esta formação o Nível I e II pela Chiang Mai International Massage School of Thailand, com o professor Hugo Abecassis no ano de 2017.

 

Nos últimos anos tenho acompanhado casais grávidos em preparação para o parto numa perspetiva holística onde incluo a massagem thai, a aromaterapia (workshop com Raquel Costa) e o Yoga que fui desenvolvendo ao incluir aprendizagens de várias linhas (integral, Iyengar, movimento de Nuria Vives e Blandine Calais-Germain, Anne Sobbota e também influência da formação em Londres na Birth Light Yoga).

Ana Gonçalves

Formou-se em Pintura e começou a praticar Hatha Yoga no ano 2000.

 

Estudou inicialmente com os professores Francisco Palma e Carlos Rui Ferreira, tendo concluído o curso de formação de instrutores do Centro Português de Yoga em 2009. 

 

A partir de 2009 frequentou outros cursos, workshops e aulas relacionados com a teoria e a prática do Hatha Yoga, tendo recebido ensinamentos de professores e de escolas bastante diversificados, alargando assim o seu horizonte relativamente aos métodos de ensino do Yoga mais comuns no Ocidente: Yoga Integral, Ashtanga Yoga, Yoga informado pela Filosofia Vedanta e, finalmente, Iyengar Yoga.

 

Neste percurso, tomou contacto com vários professores marcantes para si, tais como Nuno Cabral, Tomás Zorzo, Joana Cadete, Simão Monteiro, Miguel Homem, Pedro Kupfer e Billy Konrad, com quem pratica regularmente desde 2013.

 

O método Iyengar é aquele com que mais se identifica e o qual tem vindo a aprofundar, através da frequência regular das aulas semanais do seu professor e da Formação de Instrutores de Yoga Iyengar – Nível Base 2, que concluiu em 2016, tendo sido aprovada no exame em Abril de 2017.

Andrea Pereira

Comecei a praticar Hatha Yoga na minha adolescência, numa procura de trabalho interior, muito virado para a cura e para o desenvolvimento espiritual. Conheci diferentes professores e em 2012 começo a minha formação enquanto instrutora, que durará dois anos, no Yoga Ashram de Carcavelos, orientada pelo professor João Paulo Dias, sendo ele certificado pela Yoga Alliance. Foi neste percurso que conheci o professor Carlos Eduardo Barbosa Gonzalez, investigador da Cultura Sânscrita, com quem fiz formação de Introdução ao sânscrito, História e Literatura do Yoga, Mitologia dos Asanas, Meditação Yogui e de Introdução aos Sutras de Patanjali. Dou aulas desde Fevereiro de 2015 e é com grande gosto que cumpro o desafio de transmitir não só a prática moderna do Hatha Yoga como os conceitos base da prática tradicional no sentido de encontrar e fortalecer o que é a nossa natureza essencial.
No início de 2017 comecei a ter aulas de Iyengar Yoga com a professora Ana Ramos no Centro Upaya. Em Setembro de 2018 comecei um Curso de Estudos Avançados de Iyengar Yoga com o professor Billy Konrad, formação que terminou em Agosto de 2021.

Para além do Hatha Yoga sou uma apaixonada pela meditação da Atenção Plena, ligada à tradição budista. Sou praticante desde 2004, praticando de forma mais assídua desde 2007 e tem sido um dos pilares do meu crescimento interior, que tenho todo o gosto em partilhar com os meus alunos e amigos. Em Abril de 2020 tirei o curso intensivo de de professores de MBSR pelo Instintuto de Mindful de San Diego, da Universidade de Columbia (UC San Diego Center for Mindfulness).

 

Ligada à Astrologia convencional desde muito nova, foi a Astrologia Evolutiva que mais me cativou. Tem sido um intrumento de evolução pessoal presente na minha vida desde 2009, se é que consigo demarcar com esta exatidão. Em 2019 começo a estudar Astrologia Evolutiva com a Astróloga Kim Marie Weimer, com quem continuo a prosseguir os meus estudos. A Astrologia é um mundo, estudá-la uma vida. A experiência directa com as diferentes pessoas às quais tenho aconselhado através do mapa astral, permite-me entender a variedade e multitude de expressões dos arquétipos. Cada pessoa é um microcosmo, um universo.

 

É com grande amizade e respeito que honro os professores (as) aqui mencionados (as).